Às vezes pensas: ando a rezar pouco…
Outras vezes até pensas que estás a rezar bem, sentes a importância da oração na tua vida e queres que toda a gente sinta Jesus tal como tu… Não percebes as opiniões dos teus pais, dos teus irmãos, dos teus filhos quem sabe… e pensas: por que não rezam eles? É, por isso, e aproveitando que estamos a viver o sínodo da família, que o Post-It te traz uma proposta de oração em família.
Todos juntos, de modo não muito demorado e partilhado, convidamos-te a viver Jesus com a tua família: após o jantar ou num momento em que todos consigam estar, com a regularidade que vos for possível (diária ou semanalmente).
Em 5 minutos, 5 Pontos que unem os elementos da tua família pelo Amor que nos vem do Pai.
Ponto 1. CUMPRIMENTAR
Comecem a oração com um beijo, cumprimentando-se entre todos. Às vezes esquecemo-nos de ser afetuosos…
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ponto 2. PEDIR DESCULPA
Porque não somos perfeitos, nos insultamos, somos insensíveis ao que vive ao nosso lado, e tantas vezes agressivos. Tens por que pedir desculpa a um dos teus familiares? Então fá-lo em voz alta. Se não tens, no íntimo do teu coração, pede perdão por algum aspeto que esteja menos bem na tua vida.
Ponto 3. CONHECER
Jesus fala-nos através da Palavra, lê-la em família é maneira de ouvir Jesus chegar aos corações e interpelar, convidar, desinstalar.
Deixamos-te 2 possibilidades:
Uma é pegar no Evangelho diário e ler a passagem.
A outra é pegar num dos Evangelhos e ir lendo e rezando o texto, por trechos, dia a dia.
Ponto 4. PARTILHAR
Cada um deve depois partilhar o que lhe disse o texto, alguma frase ou palavra. Ou simplesmente algo que não percebeu… A partilha dependerá, certamente, do sentir e do viver de cada um.
Ponto 5. AGRADECER
“Senhor, nós Te louvamos pela nossa família e agradecemos a Tua presença no nosso lar. Ensina-nos a viver a Tua Palavra e o Teu Amor, a exemplo de Jesus, Maria e José.
Concede-nos a capacidade de compreendermos as nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos uns aos outros, perdoarmos os nossos erros e vivermos em harmonia.
Dá-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.
Que na nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais. Ámen.”